22 outubro, 2010

Palazzo Podestà



Eu tenho meu lugar favorito no mundo e não, não tenho uma foto sequer dele. Tinha muito tempo que não lembrava de lá. Acordei com isso remoendo na cabeça, queria rever.

Conheci esse lugar por acaso, andando muito por Genova (surrealmente Itália), num dia de calor insuportável com as minhas havaianas e com o Matt. A rua que a gente andava ficava por perto da praça mais famosa de lá, onde tem um chafariz de proporções animalescas. Os prédios dessa rua imitavam o chafariz, tomavam quarteirões e eu perdia as contas com as janelas. Num desses prédios, a porta estava escancarada e acho que foi a beleza do prédio que pegou nosso olhar, mas sabe quando você passa, olha e volta? Foi isso, passei e voltei. -Espera! Olhando pra dentro do prédio lá no fundo de um corredor escuro, mas tão escuro de não se saber o que tem dentro, um foyer a céu aberto. Não se sabia se podia entrar ou não, mas foi magnético, os dois cegos por tudo aquilo. Atravessamos o corredor e no final dele, inesperadamente meu lugar favorito, a fonte. Uma fonte gigantesca, com deuses irados, com verde subindo pelas paredes, de um cinza estranho e um peixe dourado, só um. Sozinha, tão sozinha. Minha. Foi minha por aqueles minutos. Meu lugar. Meu lugar inesperado. Livre de turistas, de italianos, livre até dos pombos.

Não vou mentir, claro que eu tirei fotos, até porque eu não sou louca de perder aquilo. Não de propósito. O azar? Não tirei fotos na minha câmera e agora as coisas da vida simplesmente não permitem pedir as fotos de volta.

Dois anos depois, acordei ligando o computador ao mesmo tempo que colocava meu café com leite pra esquentar no microondas. Querendo achar o tal lugar, querendo ver de novo. Não lembrava nome de rua, do prédio, não lembrava de nada. Comecei a pesquisa por, em inglês, fonte Genova prédio, pensando que ia ser impossível achar. Aos tropeços cheguei ao blog de uma senhora inglesa que viaja com o marido pelo mundo. Ali, no meio de tantas fotos, “one hidden fountain”. Ela, a minha fonte! Com o nome da rua, porque era a mesma rua do hotel deles. Daí pra conseguir o nome do prédio foi um pulo. Digo mais, parei até no google maps pra ver “pessoalmente” o lugar por satélite.

Coordenadas: Via Garibaldi, Genova – Itália. Palazzo Podestà, construído em 1563, vendido para Baronesa de Podestà, hoje em posse do governo local.

Prazer em te conhecer, de novo!

2 comentários:

Luciane disse...

Prazer em conhecer. Obrigada por apresentar e dividir sua experiencia/descoberta. Grazie bella dona!

Carlinha disse...

Viva o google e a internet!

Quanto à Itália, um dia quem sabe eu passo por ela... rs